Irão realizar-se as III Jornadas de Educação para o Desenvolvimento no quadro da ENED 2018-2022 subordinadas ao tema “A digitalização: olhares a partir da Educação para o Desenvolvimento”, nos dias 20 e 24 de novembro de 2021.
De acordo com o Plano de Ação da ENED 2018-2022, as Jornadas de Educação para o Desenvolvimento (ED) constituem um espaço para troca de experiências, para aprofundar conceitos e metodologias, bem como para discutir coletivamente práticas desenvolvidas e adotadas por entidades públicas e da sociedade civil de diferentes setores e natureza diversa.
As III Jornadas de ED são organizadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Direção-Geral da Educação (DGE), Plataforma Portuguesa das ONGD, Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Conselho Nacional de Juventude (CNJ).
Este ano, a ação colaborativa decorrerá ao longo de duas sessões:
- I sessão - A componente digital na Educação para o Desenvolvimento (ED) e no Desenvolvimento: decorrerá em formato online no dia 20 de novembro de 2021, entre as 10h00 e as 13h00, e é aberta à participação de todas as pessoas interessadas. Inscrições aqui.
- II sessão - A componente digital nas diferentes "Educação para ...”: decorrerá em formato presencial, no auditório do edifício do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. em Lisboa, no dia 24 de novembro de 2021, entre as 10h00 e as 13h00.
Esta segunda sessão foi pensada para ir ao encontro de várias recomendações da avaliação intermédia feita à ENED 2018-2022, nomeadamente a contínua aposta na capacitação dos atores envolvidos na implementação da Estratégia. Deste modo, a sessão será reservada à participação dos pontos focais das 16 Entidades Subscritoras do Plano de Ação (ESPA) da ENED 2018-2022 e à participação de representantes de ONGD do Grupo de Trabalho de ED da Plataforma Portuguesa das ONGD.
As inscrições para ambas as sessões terminam no dia 18 de novembro de 2021.
O programa previsto e mais informações poderão ser consultados no website da ENED aqui.