Teve lugar no dia 9 de novembro de 2023, na Sala de Exposições do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a inauguração da exposição "Boanda", com obras dos artistas portugueses e angolanos António Gonçalves, Babu, Rita GT, Sara Maia, Tim Madeira, sob curadoria de Elisa Ochoa.
Na inauguração estiveram presentes Ana Fernandes e Ricardo Victoria, Presidente e Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., os artistas António Gonçalves e Tim Madeira, a curadora da exposição, Elisa Ochoa, entre outros convidados.
Sara Maia, Tim Madeira, Hamilton Francisco aka Babu, Rita GT e António Gonçalves desenvolveram obras coletivas (a várias mãos) e também individuais, em diferentes cidades portuguesas – Lisboa, Coimbra, Viana do Castelo, Santa Cruz das Flores. Com ritmos muito próprios, foram encetando a discussão e trocando temas de trabalho. Debateram-se tópicos importantes, como os resíduos e o desperdício, os artefactos urbanos, os espaços habitados da cidade, a rua, o clima, os significados do universo do sagrado e da ritualização, mas também o domínio do terreno, a materialidade dos objetos e a criação de sensações.
"Boanda" é uma palavra inventada que reúne as duas últimas sílabas das palavras Lisboa e Luanda, e ilumina os princípios fundamentais que regem todo o projeto – a introdução e o atravessamento vivencial das diferentes personalidades artísticas aqui apresentadas. Cinco artistas foram convocados a conversar sobre possíveis colaborações entre dois países de língua oficial portuguesa. Encontros que foram marcados por trocas de práticas artísticas que resultaram em desenhos, pinturas, esculturas, instalações.
A exposição pode ser visitada até ao dia 29 de novembro de 2023, nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30, na Avenida da Liberdade, 270, em Lisboa. A entrada é livre.