No dia 18 de julho de 2019 foi inaugurado o Centro de Língua Portuguesa no Mindelo, São Vicente, em Cabo Verde. Alojado na Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde – Polo do Mindelo, o novo Centro de Língua Portuguesa disponibiliza uma biblioteca, um espaço de pesquisa, uma sala de formação para pequenos grupos, um espaço de reuniões e um gabinete de trabalho.
Dispõe de um acervo bibliográfico com cerca de 750 obras, nas áreas da literatura de expressão portuguesa (com destaque para a prosa e a poesia de escritores cabo-verdianos), literatura infanto-juvenil, didática da língua e didática da literatura, manuais de apoio à Licenciatura em Língua Portuguesa e Estudos Cabo-verdianos e obras de caráter generalista.
Será um espaço de apoio à pesquisa, à investigação e à formação, mas também um espaço de promoção da cultura, dinamizando atividades no âmbito académico, mas também atividades vocacionadas para a comunidade educativa e o público em geral.
É já um local de diálogo intercultural em que as narrativas de vida de Luís de Camões e de Januário Leite (poeta cabo-verdiano, nascido na ilha vizinha de Santo Antão), ambos falecidos a 10 de junho, se entrelaçam, urdidas em três xilogravuras, executadas pelo artista plástico mindelense Bento Oliveira, expressamente para este espaço.
A cerimónia contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, do Vice-reitor da Uni-CV para a Integração Tecnológica e Inovação, António Varela, do Vogal da Direção do Camões I.P., João Neves, e da Embaixadora de Portugal, Helena Paiva.