Uma iniciativa conjunta da Coordenação do Ensino Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, da associação Karingana e do Millenium BCP fez chegar cerca de 9000 livros em Português a escolas britânicas onde há cursos de Língua e Cultura Portuguesas.
Essas obras passarão a fazer parte das bibliotecas de 30 escolas da rede do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), e também do Centro Português de Apoio à Comunidade Lusófona e de outras associações participantes na iniciativa.
No passado dia 25 de janeiro, na Lilian Baylis Technology School, uma escola no sul de Londres, realizou-se a cerimónia de entrega de cerca de duas centenas de livros variados: da literatura para os mais jovens e até para os mais crescidos até alguns clássicos da Literatura Portuguesa Contemporânea.
Esta sessão simbólica, que teve por objetivo lançar a fase de distribuição dos cerca de 9 mil exemplares recolhidos em Portugal, contou com a presença do Embaixador de Portugal em Londres, João de Vallera, e de representantes da Organização Não Governamental Karingana e do Millenium BCP.
A Lilian Baylis é uma escola secundária que no ano letivo 2012/2013 tem pela primeira vez ensino de Português integrado na sua oferta curricular. Acolhe também alunos do ensino primário e secundário de várias escolas da zona de Londres, em ensino paralelo ou after-school, como é designado no Reino Unido.
No total, são 258 alunos de Português e 3 professores da Coordenação de Ensino que aqui aprendem e ensinam português, em estreita colaboração com a direção da escola. A Lilian Baylis destaca-se pelo ambiente de coesão criado entre alunos de mais de 40 nacionalidades, com uma larga percentagem de alunos luso-descendentes.
A iniciativa de oferta de mais de 9000 livros a 30 escolas inglesas com aulas de Português e a associações lusófonas tem por objetivo promover a divulgação da língua portuguesa no sistema educativo britânico e na comunidade local.
Esta divulgação destina-se não só aos descendentes de lusófonos, como língua de herança, mas também aos alunos de outras nacionalidades, interessados em investir na aprendizagem do Português como uma língua internacional de futuro.
A possibilidade de lerem literatura em Português nas bibliotecas escolares inglesas é mais uma forma de os alunos se encontrarem com a língua e cultura portuguesas, fora do contexto formal de sala de aula.