Até 6 de junho de 2021 terá lugar, no Museu da História e Cultura de Nagasáqui, a “Exposição Comemorativa dos 450 anos da Inauguração do Porto de Nagasáqui”. O ano de 2021 é particularmente relevante no contexto das relações entre Portugal e Nagasáqui por se celebrarem os 450 anos da inauguração do Porto de Nagasáqui pelos Portugueses.
Com a fundação do Porto, em 1571, Nagasáqui tornou-se no centro aglutinador da cultura Namban e do Cristianismo no Japão. Durante o período em que o Japão esteve fechado ao exterior, Nagasáqui continuou a ser o único ponto de entrada e de contacto com o estrangeiro, contribuindo para a modernização do Japão.
Esta exposição é uma viagem através do tempo, que acompanha a transformação da cidade, desde a sua fundação em 1571 até à Era de Meiji em que o Japão reabre as "portas e os portos" ao mundo.
Ao longo de 2021, a Embaixada de Portugal e o Camões - Centro Cultural Português em Tóquio irão associar-se à Câmara Municipal de Nagasáqui para a realização de diversos eventos culturais comemorativos deste marco histórico que caracteriza o longo relacionamento entre os dois países.
Mais informação (em japonês) aqui:
長崎歴史文化博物館|年間スケジュール:企画展 (nmhc.jp)