A Embaixada de Portugal e a Cooperação Portuguesa em Dakar, via o Fundo de Pequenos Projetos do Camões, I.P., apoia o projeto “Rótulo de Lixo Zero – Lutar contra a poluição dos oceanos”
O Senegal é o 21.º país do mundo que gera mais poluição nos oceanos. A falta de infraestruturas de gestão de resíduos e a utilização crescente de plásticos de uso único são das principais causas. Plásticos de uso único acabam nos rios e oceanos, com consequências dramáticas para a vida marinha.
Os restaurantes em Dakar, localizados junto à costa, são uma fonte de produção destes resíduos. Contudo, são também locais de sensibilização, frequentados por um grande número de pessoas.
O projeto, através de várias atividades de sensibilização e de comunicação na área da educação para o desenvolvimento sustentável, pretende incentivar os restaurantes localizados na costa de Dakar a aderirem ao rótulo, criado pela associação Zéro Déchet Sénégal, intitulado “Zéro Déchet” (Zero Lixo).
Entre outras atividades, o projeto visa também a instalação de dois bacs à marée - grandes caixotes de madeira instalados na praia, que permitem recolha e reciclagem de lixo - formações em educação para o ambiente e desenvolvimento sustentável e a criação de posters informativos.
Na reunião de lançamento do projeto, realizada no dia 20 de outubro de 2020 na Embaixada de Portugal em Dakar, os parceiros recordaram os passos e resultados chave e definiram o processo de monotorização e avaliação do projeto.