Decorreu entre 10 e 17 de novembro de 2023, pelo 14.º ano consecutivo, uma mostra de Cinema Português no Luxemburgo, que teve lugar em duas instituições desta capital ligadas à sétima arte.
Organizada pela Embaixada e pelo Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo, em parceria com os cinemas “Kinepolis/Utopia” e com a Cinemateca daquela cidade, a presente edição manteve o formato iniciado em 2017: sete filmes projetados durante uma semana.
Esta edição teve como convidado especial Vicente Alves do Ó, realizador de dois dos filmes exibidos e que esteve presente na sessão de dia 12 de novembro na Cinemateca do Luxemburgo para conversar com o público após a projeção do seu filme Quero-te Tanto.
A programação diversificada da 14.ª edição do Festival de Cinema Português no Luxemburgo contou com os seguintes filmes:
- Amadeo, de Vicente Alves do Ó
- Alma Viva, de Cristèle Alves Meira
- Quero-te Tanto, de Vicente Alves do Ó
- Diários de Otsoga, de Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro
- Sombras Brancas, de Fernando Vendrell
- Restos do Vento, de Tiago Guedes
- Autografia, de Miguel Gonçalves Mendes
O Festival do Cinema Português no Luxemburgo é já um evento por muitos esperado, que reúne anualmente o grande público e alguns profissionais do cinema, através da apresentação de filmes pelos seus realizadores e atores, com sessão inaugural e debates que pretendem desenvolver uma sensibilização às diferentes linguagens cinematográficas.
Fotos: © Carlos de Jesus