O Camões - Centro Cultural Português (CCP) no Luxemburgo, em colaboração com o CAPE - Centre des Arts Pluriels Ettelbruck, contribuiu para a realização do concerto “Lua Adversa”, de Cristina Clara, que teve lugar em Ettelbruck no dia 26 de maio de 2023.
Neste concerto, Cristina Clara apresentou o seu disco “Lua Adversa”, composto de estórias entre luas favoráveis e avessas feitas fados e chorinhos. Um retrato fresco, criativo e pleno de presença de espírito sobre dois dos mais ricos géneros da world music.
O concerto contou com a presença do Embaixador de Portugal no Luxemburgo, Pedro Sousa e Abreu, da diretora do CCP no Luxemburgo, Adília Martins de Carvalho, e de um público entusiasta que muito aplaudiu a cantora Cristina Clara e os seus músicos, Pedro Loch (guitarra), Edu Miranda (Bandolim) e Roland Semende (guitarra baixo).
Sobre a artista
Cristina Clara nasceu no Minho, em Vila Nova de Famalicão.
Cresceu entre as canções tradicionais que a mãe lhe cantava e as longas matinés a equilibrar uma moeda de dois e quinhentos no gira-discos da família.
Cedo se revelou amante de poesia e das artes performativas.
Em 2005 licenciou-se em Enfermagem no Porto e mudou-se para Lisboa. Na capital dividia o seu tempo entre a enfermagem, o Grupo de Teatro de Letras e as aulas de Voz e Interpretação Teatral.
Em 2008 fez parte do elenco d' "O Canto da Rosa", de Ana Sofia Paiva, uma peça de teatro musical onde vestiu a pele de uma jovem cantadeira. Surgiu nessa altura o convite para cantar no “Café Luso” no Bairro Alto, onde se estreou como fadista.
Cristina Clara tornou-se então fascinada pelo ambiente quase ritualístico das casas de Fado, pelas suas estórias e pelo protagonismo dado à palavra neste género musical.
Fotos: © Pierre Weber