A participação de Portugal na 37.ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que se realiza entre 25 de novembro e 3 de dezembro de 2023, na capital de Jalisco, é organizada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e pela Embaixada de Portugal no México, com a colaboração do Turismo de Portugal e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), no quadro do grupo interministerial para as Feiras do Livro, inclui um grupo diverso de autores numa das mais importantes feiras literárias do mundo.
Sob o mote “Construindo uma união de culturas” e tendo a União Europeia como convidada de honra, está prevista uma ampla programação cultural, científica e artística, da qual fazem parte os “Diálogos literários com a Europa”, onde os autores portugueses estão inseridos.
Neste contexto, José Luís Peixoto irá participar nos “Encontros de Poesia Europeia” e num painel em diálogo com outros escritores europeus intitulado “Narrando o continente”. Lídia Jorge, a mais galardoada escritora do ano (que soma já sete prémio literários pela publicação de “Misericórdia”), irá partilhar a sua visão sobre “As palavras como instrumento de tolerância e de abertura”. Yara Monteiro apresentará a tradução para espanhol do livro “Essa dama bata bué” (“Esa chica buena onda”) e falará num painel sobre “Literatura sem fronteiras”. A autora e ilustradora Joana Estrela irá participar em oficinas e nos encontros "Novos mundos para ilustrar, explorar e curar", “Contar histórias com a história, com traços, com palavras” e “Entre a palavra, a imagem e o desenho”. A escritora Alice Vieira, que não irá estar presente, será homenageada com o Prémio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil pelo conjunto da sua obra para crianças e jovens.
Nos dias 23, 24 e 27 de novembro, os autores portugueses irão participar em atividades literárias e culturais paralelas à 37.ª FIL Guadalajara, na Cidade do México e em Morélia, organizadas pelo Leitorado de Português do Camões, I.P. na Universidade de Guadalajara, onde terão oportunidade de se encontrar com estudantes de português. Destaque para a Conferência magistral de Lídia Jorge “A literatura como crónica do tempo que passa”, a convite da Cátedra Julio Cortázar, no dia 27 de novembro, no Auditório Enrique Díaz de León, a principal sala de conferências de Guadalajara.
Saiba mais a 37.ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara aqui.