Teve lugar no dia 8 de dezembro de 2023, em Moçambique, o lançamento da plataforma digital Casa, criada pelo projeto Resistência e Afirmação Cultural, no âmbito do PROCULTURA.
A plataforma digital Casa pretende ser uma biblioteca virtual das artes performativas dos sete países envolvidos no projeto Resistência e Afirmação Cultural, uma iniciativa internacional e interdisciplinar que visa realizar investigações e recriações de manifestações artísticas que ocorreram durante o processo de libertação colonial nos PALOP e em Timor Leste.
Na cerimónia estiveram presentes a Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materula, para quem o site é uma montra de intercâmbio entre comunidades artísticas para o consumo da criação das artes de diversas nações e identidades, e Patrícia Pincarilho, Conselheira para a Cooperação e Diretora do centro português de cooperação do Camões, I.P. em Maputo, Cooperação Portugal – Moçambique, que vê esta iniciativa como um reforço ao compromisso da cooperação portuguesa em Moçambique na produção e internacionalização das artes performativas.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.