A Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) atribuiu, no dia 22 de abril de 2024, um “Diploma de Honra” ao Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. A entrega deste diploma ocorreu numa cerimónia de homenagem a personalidades e instituições “que se destacaram pelos seus notáveis contributos científicos, culturais, cívicos, humanitários e outros durante o mandato da Reitoria (2019-2024) da UP-Maputo”. O Camões, I.P. foi representado neste evento por José António Marques, Leitor na Universidade Pedagógica de Maputo.
Apesar de apenas ter sido criada em 2019, na sequência da reforma que levou à descentralização da estrutura administrativa e académica da Universidade Pedagógica (UP) e à criação de cinco novas universidades a partir das antigas delegações regionais da UP, a UP-Maputo deu continuidade ao projeto educativo da UP e aos acordos e projetos de cooperação anteriormente existentes. Pode, por isso, considerar-se o Camões, I.P. como o mais antigo parceiro da UP-Maputo, tendo a cooperação entre as duas instituições tido o seu início em 1987, com a chegada dos primeiros Leitores de Língua e Cultura Portuguesa.
Atualmente, o Camões, I.P. apoia a UP-Maputo, nomeadamente a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes (FCLCA), através da colocação de um Leitor, da instalação de um Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P., do financiamento concedido ao Curso de Mestrado em Interpretação de Conferência (MICUP), da atribuição de uma Bolsa Fernão Mendes Pinto a quatro estudantes do Curso de Licenciatura em Ensino de Português e do desenvolvimento de um programa de atividades culturais e científicas.