O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, considerou “muito positiva e enriquecedora” a visita realizada à Austrália e à Nova Zelândia entre os dias 04 e 13 de março de 2018, a mais longa levada a cabo desde que assumiu funções governativas. Neste périplo foram visitadas as cidades de Sidney, Melbourne e Perth (Austrália) e de Auckland e Wellington (Nova Zelândia).
Nesta deslocação, onde esteve acompanhado pelo presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, pelo Embaixador de Portugal na Austrália, Paulo Cunha Alves, e pelo Cônsul Geral de Portugal em Sidney, Paulo Domingues, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas formalizou protocolos de cooperação com os municípios de Melbourne e de Inner West Council (Sidney), os primeiros desta natureza a serem criados fora da União Europeia.
“Sentimos uma grande abertura e disponibilidade por parte das autoridades australianas, tanto ao nível municipal como estadual, para apoiarem financeiramente as instituições portuguesas e para com elas dialogarem na construção de projetos de intervenção comunitária”, observou o Secretário de Estado.
Os protocolos formalizados com os municípios australianos foram subscritos também por associações portuguesas. O objetivo é “abrir” as portas das autarquias locais às associações portuguesas, facilitando a cedência de espaços públicos e a divulgação de oportunidades de financiamento e de outras matérias de interesse para a comunidade portuguesa.
Foi formalizado um terceiro acordo, com a associação de cariz social Comite de Assitenza Social Italiano (CO.AS.IT), fundada pela comunidade italiana na Austrália que é composta por mais de 800 mil cidadãos. Este instrumento de cooperação irá permitir que os cidadãos portugueses tenham acesso ao leque de serviços proporcionados por aquela entidade e que vão desde o apoio domiciliário, ao serviço clínico, a sessões sobre saúde e bem-estar e até a capacitação para as novas tecnologias.
“Sentimos que houve um reforço e uma qualificação da resposta institucional aos portugueses que se encontram na Austrália, quer por parte das entidades com quem dialogamos, quer por parte do governo português”, referiu José Luís Carneiro.
Nesta visita foram ainda criadas associações de portugueses na Austrália vocacionadas para os domínios da educação e de promoção da língua portuguesa, da igualdade de género e uma rede de investigadores académicos portugueses na Austrália e Nova Zelândia. Foi criada, igualmente, uma plataforma de debate para a eventual constituição de uma associação de âmbito social na área de Sidney.
No plano do ensino da língua portuguesa, Luís Faro Ramos assinalou passos importantes, como o lançamento de um projeto piloto de utilização da aplicação “Português mais Perto” na escola de línguas do estado de Victoria; a inauguração de espaços de leitura em português nas associações de Sydney, Melbourne e Perth; a disponibilização de mais salas de aula para o ensino do português na área de Fremantle (Perth); a entrega de diplomas de proficiência de Português a mais de 20 alunos; e a próxima adesão de empresas detidas por empresários portugueses ao programa “Empresa Promotora da Língua Portuguesa”.
Igualmente, foram estabelecidos contactos relevantes com os responsáveis governativos pelo Multiculturalismo nos Estados de Nova Gales do Sul e Victoria, com a Governadora da Austrália Ocidental e com os autarcas de Fremantle e Cockburn.
Verificou-se, também, um diálogo entre José Luís Carneiro e o presidente do Senado de Victoria, tendo em vista a organização, na cidade de Melbourne, de uma conferência sobre os desafios futuros que se colocam às cidades, juntando especialistas de renome portugueses e australianos, designadamente na área da arquitetura.
Do diálogo com os responsáveis pelo Museu das Migrações resultou a disponibilidade daqueles para acolherem manifestações culturais alusivas a Portugal e à história da emigração portuguesa para a Austrália.
A visita incluiu, ainda, a participação de José Luís Carneiro na reunião regional da Ásia e Oceânia do Conselho das Comunidades, uma reunião de trabalho com as conselheiras das comunidades eleitas pela Austrália, Sílvia Renda e Melissa da Silva; o contacto com as comunidades portuguesas através da visita a associações em Melbourne, Sidney e Perth e a entrega de Medalhas de Mérito das Comunidades aos cidadãos Graciete Ferreira e José de Góis e da Placa de Mérito das Comunidades ao Museu Etnográfico Português da Austrália.
O último ato presenciado por José Luís Carneiro foi a permanência consular levada a cabo pelo Consulado Geral de Portugal em Sidney na área de Perth. As permanências consulares proporcionam o atendimento aos cidadãos numa área mais próxima da sua residência, sendo esta deslocação a mais longínqua de toda a rede consular portuguesa, já que Perth e Sidney distam entre si 4000 quilómetros.