Entre os dias 25 e 26 de julho de 2024, o oficial de ligação da Unidade de Implementação do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Capitão-de-mar-e-guerra (CMG) Paulo Leal Caneco, que se encontra colocado em Abuja, na Nigéria, realizou uma reunião técnica, no Naval Headquarters Abuja, no âmbito da implementação do Memorando de Entendimento (MdE) assinado entre o Governo da Nigéria e o Camões, I.P., no dia 23 de agosto de 2022.
A visita teve como finalidade reunir com os responsáveis da Marinha da Nigéria de forma a coordenar e decidir sobre todas as questões relacionadas com a implementação dos objetivos especificados no MdE. Concretamente, discutir, coordenar e decidir sobre as ações a desenvolver de forma a concretizar as responsabilidades das partes referentes quanto aos seguintes pontos: (i) aquisição, entrega e receção das duas embarcações e dos equipamentos forenses a disponibilizar; (ii) à operação e manutenção das embarcações; e (iii) definição do plano e do cronograma do “Curso de Formação das Tripulações”, a ministrar pela Marinha da Nigéria, no Joint Military Security Training Center, em Lagos, e que contará com apoio especializado a prestar no local pela Marinha e pela Autoridade Marítima Nacional.
Esta visita decorreu no Naval Headquarters Abuja, tendo o CMG Leal Caneco sido recebido por uma delegação da Marinha da Nigéria, liderada pelo Director Foreign Liasion, Commodore Chidy Okpala. Nesta visita foi ainda apresentado o ponto de situação sobre a componente nacional do Projeto do SWAIMS – Operational Response and Management of the Rule of Law at Sea.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente nacional é gerida e cofinanciada pelo Camões, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.