A convite do Embaixador da Dinamarca na Nigéria, Sune Krogstrup, o Oficial de Ligação e Especialista da componente nacional do Programa SWAIMS, Capitão-de-mar-e-guerra Rodeia Ribeiro, participou, no dia 28 de fevereiro de 2024, na cerimónia de Comissionamento do “Ship-in-a-box” Simulador de “Visit, board, search, and seizure” (VBSS), no Joint Maritime Security Training Centre, na Navy City, em Oyo, Lagos, Nigéria.
Esta estrutura foi financiada pela Dinamarca e conta com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (United Nations Office on Drugs and Crime - UNODC, na sigla inglesa) e da Marinha da Nigéria. Trata-se do primeiro equipamento deste tipo em toda a região do Golfo da Guiné e destina-se a apoiar o treino e instrução de todas as agências e entidades, civis e militares, nomeadamente os países da Zona E da Arquitetura de Iaundé, que além da Nigéria, inclui o Benim e Togo.
Estiveram igualmente presentes neste evento o representante da UNODC na Nigéria, Oliver Stolpe, o Comandante do Treino Naval, Calm Nwatu, em representação do CEMA da Nigéria, o Embaixador do Togo na Nigéria, o Perfeito Marítimo do Benim, o representante da Comissão da CEDEAO, entre outras representantes de agências e organizações da Nigéria.
O SWAIMS é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado pela União Europeia, cuja componente “Resposta operacional e gestão do estado de direito no mar” é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.