Teve lugar no dia 4 de abril de 2022, a renovação do protocolo entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a CEDEAO - Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental. O protocolo foi assinado pelo Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, e o Comissário para os Recursos Humanos da CEDEAO, Jeremias Dias Furtado.
A cooperação entre o Camões, I.P. e a CEDEAO teve início a 21 de outubro de 2016 com o objetivo de apoiar a formação em Língua e Culturas Portuguesas para funcionários da CEDEAO, bem como a criação de um Centro de Língua Portuguesa nesta instituição. A língua portuguesa é uma das línguas oficiais desta organização e Portugal, através do Camões, I.P., contribui para a formação de centenas de oficiais que, através desta formação, melhoram as suas competências linguísticas e sua ligação com as culturas dos países de língua portuguesa.
A renovação deste protocolo permite manter esta formação, não só na modalidade presencial, com a presença regular de um docente de língua e cultura portuguesas em Abuja, como também na versão online que permite o acesso a formandos com funções de maior mobilidade; e ainda dinamizar não só as atividades académicas mas também culturais no Camões – Centro de Língua Portuguesa na CEDEAO.