No âmbito da cooperação entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Native Scientists, no ano letivo de 2023/2024, foram realizadas 13 oficinas “Ciência em Português” em 10 cidades de 5 países da rede do Ensino Português no Estrangeiro (EPE): Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido e Suíça. Estiveram envolvidos 232 alunos e 36 cientistas.
Os alunos dos cursos de Língua Portuguesa - os pequenos cientistas, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, tiveram oportunidade de abordar, em língua portuguesa, diversas temáticas, designadamente bactérias e o microbioma no corpo humano; células estaminais e o seu impacto em várias doenças; materiais de laboratório; ADN, cromossomas e genes; formação e estrutura das estrelas; utilização do microscópio, fluxo de água e forma dos objetos; ciclo de vida do papel e reciclagem, bem como a biodiversidade; alterações climáticas; monitorização de populações urbanas e selvagens de chapins-azuis; cognição animal; e investigação envolvendo peixes.
A Native Scientist é uma organização sem fins lucrativos e um projeto social de educação para a ciência, cujos objetivos principais passam por motivar e estimular para a aprendizagem da língua portuguesa e, concomitantemente, espoletar interesse para as áreas científicas e tecnológicas.
Para o letivo de 2024/2025, está prevista a realização de 30 oficinas na Alemanha, Andorra, Espanha, França, Luxemburgo, Reino Unido/ilhas do Canal e Suíça.
Fotos: © Native Scientists