No dia 9 de dezembro de 2020 realizou-se a primeira Comissão de Acompanhamento Estratégico (CAE) do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), conforme está estipulado em sede de Protocolo, assinado a 19 de novembro de 2019, entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e o Ministério da Educação e do Ensino Superior (MEES) de São Tomé e Príncipe, para enquadramento do PAISE - STP.
A CAE tem a responsabilidade de definir as grandes linhas de orientação e assegurar a tomada de decisões estratégicas relativas ao Programa à distância.
Estiveram presentes dois elementos de cada uma das partes integrantes do projeto: do Camões, I.P. estiveram presentes os elementos efetivos, Odete Serra e António Machado; da AMVF, Carolina Quina e Hermínia; do MEES, Bernardo Tiny e Jorge Ceita.
Durante a reunião foram apresentadas e avaliadas as atividades realizadas até ao momento, e apresentado e aprovado o plano de ação do próximo ano.
O Projeto tem uma abordagem multidimensional, com diversas componentes que se centram na formação inicial de professores, na formação contínua direcionada para o corpo docente do Ensino Secundário de STP e no apoio à lecionação na Região Autónoma do Príncipe (RAP).
O PAISE-STP é financiado pelo Camões, I.P. e implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe e pela Associação Marquês de Valle Flôr, pela USTP, contando com a assessoria técnica da Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.