O Programa de Liderança e Mentoria para Jovens da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) e da ONG HIAS - que tem o apoio do Fundo de Pequenos Projetos (FPP) da Embaixada de Portugal no Panamá - concluiu no dia 26 de agosto de 2024 o seu capítulo no Colégio de Panamá, com a apresentação dos projetos preparados pelas equipas constituídas por estudantes e jovens refugiados, incluindo a cerimónia de graduação dos participantes.
O júri foi constituído por Gonçalo Teles Gomes, Embaixador de Portugal no Panamá, por José Egas, Representante do ACNUR Panamá, por Elvira Lopez, Diretora do Museu da Liberdade, por Oliver Bush, Diretor da HIAS Panamá, por Marta Lewis de Cardoze, Diretora do Colégio, e por uma assessora da Defensoria do Povo.
As equipas voltaram a surpreender com a sua inovação, criatividade, trabalho em conjunto e capacidade de comunicação. Foram estimuladas a desenvolver ainda mais os diferentes projetos e a apresentá-los noutros locais.
O FPP tem por objetivo minimizar necessidades sobretudo nas áreas da Educação e Saúde identificadas por atores da sociedade civil local que, pelo seu cariz e pequena dimensão em termos orçamentais, não sejam consideradas para outro tipo de apoios institucionalizados no quadro da Cooperação Portuguesa ou de outros eventuais financiadores.