Panamá: Conferência do fotógrafo Pedro Sá da Bandeira

Publicado em quarta-feira, 22 fevereiro 2023 16:02

Realizou-se a 14 de fevereiro de 2023, uma sessão especial com o fotógrafo português Pedro Sá da Bandeira, por ocasião da inauguração da sua exposição “Viagem a Portugal” no Panamá.

Subordinada ao tema “O tempo na imagem – Fotorreportagem no mundo do imediatismo”, esta conferência teve lugar no Centro Cultural de Espanha – Casa del Soldado, e juntou Pedro Sá da Bandeira a Ramón Lepage, um fotojornalista venezuelano radicado no Panamá.

Com uma plateia praticamente esgotada, os dois fotógrafos falaram das suas experiências profissionais, das diferenças entre fazer fotografia jornalística e fotografia documental, bem como dos impactos das redes sociais e da fotografia digital no desempenho das suas profissões.

No fim da conferência, houve um período aberto a perguntas da audiência onde estavam muitos estudantes do curso de fotografia da Universidade de Artes do Panamá, tendo-se gerado um interessante diálogo entre o público e os dois intervenientes. 

Pedro Sá da Bandeira estudou no CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas), em Lisboa. Fez o seu estágio no diário desportivo Record e colaborou com publicações como El País, Le Monde, revista Edit e o jornal The Hill de Washington. Foi correspondente da agência noticiosa Lusa em Maputo (Moçambique). Para além de fotojornalista, Pedro Sá da Bandeira trabalhou como fotógrafo para as Nações Unidas, a Fundação Gulbenkian e a USAID, a Agência para o Desenvolvimento Internacional do Departamento de Estado dos E.U.A. Em 2017 e 2018 fez parte da equipa de fotógrafos da Presidência da República de Portugal. Em 2019, foi Consultor do Gabinete de Comunicação da Estrutura de Missão da Presidência Portuguesa da União Europeia e em 2021 foi fotógrafo oficial da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Ramón Lepage (Mérida-Venezuela) é um dos membros fundadores da agência Orinoquiaphoto. Licenciado em Comunicação no Emerson College em Boston, estudou fotografia no Instituto de Arte na mesma cidade. Participou em workshops na Associação Interamericana de Imprensa, na New Ibero-American Journalism Foundation e no Somosfoto. Até à data, realizou cinco exposições individuais em Caracas e Boston, e participou em 12 exposições coletivas na Venezuela, Estados Unidos e França. Parte do seu trabalho encontra-se em coleções de arte no seu país.

Segundo a direção do Centro Cultural de Espanha – Casa del Soldado, a exposição tem registado diariamente um crescente número de visitantes, superando as expectativas de público previstas. 

A exposição "Viagem a Portugal" foi inaugurada no dia 9 de fevereiro de 2023 e estará patente até ao dia 28 de fevereiro.

Fotos: Embaixada de Portugal no Panamá

33743