O realizador português Pedro Costa estará em Bruxelas no próximo fim de semana para participar no sábado, 2 de fevereiro, num debate sobre a presença e a importância da ética e da política na sua obra cinematográfica.
A discussão, no espaço Argos, basear-se-á em alguns excertos do filme Onde jaz o teu sorriso? (2001), os quais serão apresentados pelo realizador português.
O debate insere-se na iniciativa DISSENT!, organizada pelo centro de media e arte Argos, de Bruxelas, no âmbito do projeto de investigação "Figures of Dissent".
No domingo à tarde, 3 de fevereiro, no Bozar serão projetados os filmes Juventude em Marcha (15h), Ne change rien (19h).
À noite, será a vez da estreia de Centro histórico, uma criação coletiva de Manoel de Oliveira, Aki Kaurismaki, Victor Erice e Pedro Costa, produzida no âmbito de Guimarães, Capital Europeia da Cultura. O realizador estará presente em todas as sessões.
A presença de Pedro Costa em Bruxelas resulta de uma parceria entre Bozar Cinéma, Argos Art e ERG (Ecole de Recherche Graphique).