A jornalista espanhola Pilar del Río é convidada do Camões, I.P. para a Semana Saramago, intitulada “No coração da pedra”, com diversas atividades dedicadas ao único Prémio Nobel da Literatura português e que decorre até 24 de outubro de 2013, na Sérvia.
A programação do evento arranca a 22 de outubro com a exibição do documentário “José e Pilar”, na Cinemateca de Belgrado, seguida pela projeção de fotografias de Dragoljub Zamurovic, um dos autores do projeto “Viagem a Portugal, Terra Verde”, inspirado nos textos de viagem de José Saramago e Ivo Andric.
No dia seguinte, está prevista a realização de duas palestras: “Da estátua à pedra – introdução à obra de Saramago”, na Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado; e “José e Pilar, porque somos ibéricos”, no Instituto Cervantes.
No âmbito da Semana Saramago, será organizada uma visita à Feira de Livro de Belgrado, uma das cinco maiores da Europa, para o lançamento da reedição sérvia de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, no dia 23 de outubro. A viúva de José Saramago participará ainda numa oficina de escrita criativa a partir de “A Maior Flor do Mundo”, no stand da EUNIC na Feira do Livro.
A 24 de outubro, algumas destas atividades repetem-se na Faculdade de Filosofia de Novi Sad. Ao longo da semana, em que também foi lançada a edição sérvia da obra "Da estátua à pedra", estará patente ao público, em Belgrado e Novi Sad, a exposição “Saramago 90 anos”, um projeto da Fundação José Saramago.
Este programa é organizado pelo Centro de Língua Portuguesa em Belgrado, do Camões, IP, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Belgrado, o Instituto Cervantes, a Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado, a Faculdade de Filosofia da Universidade de Novi Sad, a editora Laguna (que publica a obra do Nobel da Literatura), a Cinemateca Jugoslava e ainda a editora Kreativni Centar.