Decorreu no dia 19 de junho de 2024, às 18h00, no Auditório do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. em Lisboa, o lançamento da obra "Fortuna, Caso, Tempo e Sorte", uma biografia de Luís Vaz de Camões da autoria de Isabel Rio Novo, com chancela da editora Contraponto. A obra foi apresentada por Guilherme d´Oliveira Martins e contou com a presença de Ana Fernandes, Presidente do Camões, I.P., deputados da Assembleia da República entre outros convidados numa sala repleta.
No discurso de introdução Guilherme de Oliveira Martins presenteou a audiência com uma intervenção sobre a importância e a dimensão da obra de um homem que foi, é e continua a ser a referência na língua portuguesa e na identidade do ser português. A presente obra é um avanço decisivo no conhecimento da biografia do homem e do poeta, em que o rigor da pesquisa se alia ao registo inconfundível de umas das grandes vozes da literatura portuguesa contemporânea.
Coligindo e relacionando centenas de contributos, compulsando as fontes conhecidas, mas apresentando também dados novos, ao longo de 5 longos anos de investigação, confrontando as lições adquiridas sobre a vida do autor de "Os Lusíadas", Isabel Rio Novo reconstitui a época para reerguer o indivíduo, revelar aspetos escondidos durante séculos e assim restituir a história de uma personalidade extraordinária. O lançamento deste livro insere-se nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões, no que é a mais completa e rigorosa abordagem à vida do Poeta.
Sobre a autora, Isabel Rio Novo, nasceu no Porto, em 1972, onde fez mestrado História da Cultura Portuguesa – Época Moderna e se doutorou em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras do Porto. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, do Instituto Camões, da Fundação Eugénio de Almeida e da Fundação Calouste Gulbenkian. É docente universitária de História da Arte, Escrita Criativa e outras disciplinas nas áreas da História, da Literatura e dos estudos interartes, sendo autora de várias publicações académicas nesses domínios.
Enquanto ficcionista, é autora, entre outras obras, dos romances Rio do Esquecimento (2016 - finalista do Prémio Leya e semifinalista do Prémio Oceanos), A Febre das Almas Sensíveis (2018 - finalista do prémio Leya), Ruas de Paris em Dias de Chuva (2020 - Prémio Europeu de Literatura e do Prémio de Narrativa do PEN Club) e Madalena (2022 - Prémio Literário João Gaspar Simões).
Em 2019, publicou O Poço e a Estrada, uma biografia de Agustina Bessa-Luís.