Teve lugar no dia 12 de dezembro de 2023, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, a apresentação do relatório do Real Instituto Elcano “Porque importa a América Latina?” cuja tradução do sumário executivo para português teve o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
A sessão de boas-vindas esteve a cargo da Presidente do Camões, I.P., Ana Fernandes, que referiu a necessidade de reforçar o trabalho com a América Latina, bem como apostar em programas conjuntos, tal como preconizado na Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, tendo o Presidente do Real Instituto Elcano, José Juan Ruiz, afirmado que o objetivo do relatório é o de desmistificar ideias generalistas e fornecer dados concretos que permitam uma análise concreta da realidade.
Seguiu-se um momento de debate entre Andrés Malamud, investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Ana Paula Laborinho, Diretora do Escritório da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) em Portugal, e Ernesto Talvi, analista Real Instituto Elcano, moderado por Filipe Vasconcelos Romão, professor da Universidade Autónoma de Lisboa, onde foram discutidas várias perspetivas sobre a América Latina bem como possibilidade de cooperação entre América Latina e Europa. Foram ainda destacados vários mitos sobre esta região e reforçado que se trata da região “emergente” com o maior número de democracias, apresentando indicadores económicos assinaláveis. Foi ainda assinalada a importância da assinatura do acordo União EuropeiaE-Mercosul, central à abertura mútua de mercados e à potenciação das relações comerciais e intercâmbio entre as partes.
O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, encerrou a sessão congratulando o trabalho feito por todos os intervenientes no relatório que contribui para a reflexão sobre “Porque importa a América Latina?” e demonstra a dimensão do bloco geopolítico que representa, tendo valorizado todas as possibilidade de cooperação existentes.
Mais informação sobre o relatório aqui.
Os relatórios Elcano, cada um deles fruto da reflexão de um amplo grupo de trabalho de especialistas representativos de diferentes âmbitos e visões da sociedade, respondem à necessidade de contribuir com propostas concretas sobre temas relevantes para a política externa espanhola.