Teve lugar no dia 19 de fevereiro de 2024, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, um encontro de parceiros para o balanço e perspetivas de colaboração na área oncológica em Moçambique.
Neste encontro, estiveram presentes do lado moçambicano: do Plano Nacional de Controlo do Cancro de Moçambique, Cesaltina Lorenzoni; do Hospital Central de Maputo, Mouzinho Saíde e Satish Tulsidás; e da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Carla Carrilho e Jahit Sacarlal.
Do lado de Portugal, participaram: do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Correia; da Fundação Calouste Gulbenkian, Maria Hermínia Cabral; da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, Francisco Pavão; do Programa Nacional de Oncologia, José Dinis; do Instituto Português de Oncologia do Porto, Lúcio Lara Santos; do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Nuno Lunet; do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, Manuel Sobrinho Simões e Rita Barros; da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro da Costa-Pereira e Fátima Carneiro; do Serviço de Oncologia do Hospital São João, Miguel Barbosa; e da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, Carlos Pereira e Hugo Soares.
Este evento resultou da parceria existente entre o Camões, I.P. e a Fundação Calouste Gulbenkian que, desde 2013, têm vindo a apoiar projetos nesta área, em Moçambique, com a colaboração de intuições de referência no setor.
© Camões, I.P./Fundação Calouste Gulbenkian