Assinalou-se, a 25 de setembro de 2023 - e pela primeira vez em Portugal - a comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade, que pretende destacar a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) em Portugal.
Esta sessão, que teve lugar no Teatro Thalia, em Lisboa, e na qual o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. esteve representado, contou com a participação, na abertura, do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas. Encerrou a sessão a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.
Em julho de 2023, Portugal apresentou, no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, o Segundo Relatório Voluntário Nacional sobre a Agenda 2030, num processo participado e integrado por todos, que permite o retrato do momento atual da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como também uma reflexão do percurso a percorrer na implementação da Agenda 2030.
Com o intuito de intensificar a implementação da Agenda 2030 e dos seus 17 ODS foi apresentada, durante a sessão, a marca "Sustentável". Trata-se de um novo mecanismo de coordenação interinstitucional, que através de um portal que visa facilitar o acesso a conteúdos e promover a interação no âmbito do Roteiro Nacional para o Desenvolvimento Sustentável 2030 (RNDS 2030).
Portugal é o primeiro país a celebrar esta data, tendo escolhido o dia 25 de setembro por ter sido o dia em que, em 2015, a Organização das Nações Unidas anunciou os 17 ODS a serem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.
A sessão "PTSustentável" pode ser vista aqui e o sítio web pode ser consultado aqui.