Decorreu no dia 10 de dezembro de 2020, na sede do Alto Comissariado para a COVID-19, em Bissau, uma cerimónia que marca o arranque de atividades no âmbito do Memorando de Entendimento assinado, no passado mês de outubro, entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a MASHAV- Agência israelita de Cooperação Internacional, para a implementação de parcerias triangulares que contribuam para a erradicação da pobreza e para o desenvolvimento sustentável em países parceiros.
Este evento, que aconteceu no dia em que se celebrou o Dia Internacional dos Direitos Humanos, onde se incluem o direito à saúde e à assistência médica, contou com a presença da Alta Comissária da Guiné-Bissau para a COVID-19, o Embaixador de Portugal em Bissau e o Embaixador de Israel para a Guiné-Bissau, para além de altos representantes da Administração Pública guineense, nomeadamente do Ministério da Saúde.
Na cerimónia procedeu-se à entrega de 2 ventiladores doados por Israel, e anunciou-se o início da formação de profissionais de saúde da Guiné-Bissau, a ser prestada pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.
A formação, a iniciar-se ainda este ano de 2020, incluirá uma componente à distância e outra presencial, que serão ministradas por um médico e um enfermeiro portugueses. A formação presencial, com uma duração prevista de duas semanas, será desenvolvida a partir de fevereiro de 2021.
Na sua intervenção, o Embaixador de Portugal em Bissau destacou a relevância desta primeira iniciativa triangular com Israel, desenvolvida num setor com grandes fragilidades, acentuadas pela COVID-19, salientando a formação de profissionais médicos e de manutenção no manuseamento destes equipamentos para garantir a sustentabilidade desta intervenção.
O Embaixador de Israel para a Guiné-Bissau, destacou igualmente esta parceria com Portugal e a importância de iniciativas similares, num momento particularmente adverso, fazendo votos de que o equipamento doado possa fazer a diferença na unidade hospitalar que for escolhida para recebê-lo.
A Alta Comissária da Guiné-Bissau para a COVID-19 agradeceu a Portugal e a Israel a iniciativa e a escolha da Guiné-Bissau como primeiro país a integrar esta parceria triangular, reafirmando o interesse em continuar a reforçar a cooperação com os dois países no setor da saúde.
Esta é mais uma ação de cooperação triangular à qual Portugal concede especial relevância.