Chegaram a Díli, a 7 de setembro de 2021, 130.000 vacinas contra a COVID-19 da AstraZeneca disponibilizadas por Portugal a Timor-Leste, no âmbito do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia COVID-19 entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.
A cerimónia de entrega contou com a presença do Embaixador de Portugal em Díli; da Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e da Ministra da Saúde da República Democrática de Timor-Leste; do Embaixador da União Europeia em Timor-Leste e dos representantes da UNICEF e da Organização Mundial da Saúde; para além de vários dirigentes de Timor- Leste, entre os quais do Ministério da Saúde, do SAMES (Serviço Autónomo de Medicamentos e Equipamentos de Saúde) e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
O Embaixador José Pedro Machado Vieira destacou o espírito de solidariedade e cooperação na base desta doação, aproveitando para agradecer, na pessoa da Ministra da Saúde, a possibilidade que foi dada à comunidade portuguesa residente ou expatriada em Timor-Leste de lá ser vacinada. Reconheceu ainda a dedicação e empenho dos profissionais de saúde e outros, que, diariamente, procuram prevenir e reduzir a propagação do vírus, enaltecendo o apoio que vem sendo prestado pelos parceiros da cooperação multilaterais, designadamente a Ordem Mundial da Saúde, a UNICEF e União Europeia.
Adaljiza Magno, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, aproveitou a ocasião para agradecer o compromisso, declarado pelo seu homólogo português, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, durante a primeira visita oficial da diplomata ao estrangeiro, relativo à partilha de Portugal com os PALOP e Timor-Leste de 5% das vacinas adquiridas contra a COVID-19. Considerou esta doação como mais um ato que comprova a singularidade da relação de amizade entre os dois países.
Felicitou também Portugal por ter conseguido alcançar a meta de 85% da sua população com pelo menos uma dose da vacina, considerando ser um exemplo para Timor-Leste.
Este segundo lote de vacinas, bem como o restante material necessário para viabilizar a sua administração, designadamente seringas e agulhas, foi entregue ao SAMES para armazenamento e posterior distribuição pelos vários municípios do país, para implementação do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19.
A operacionalização desta entrega de 130.000 vacinas é resultado do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, designadamente através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Embaixada de Portugal em Díli, e do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed, I.P.) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.
Com o envio do primeiro lote de 12.000 vacinas - no dia 20 de julho de 2021 - e a entrega de 15 concentradores de oxigénio - a 18 de agosto - no âmbito de um protocolo trilateral entre o Camões, I.P., a UNICEF e o Ministério da Saúde de Timor-Leste, Portugal honra o compromisso assumido de coadjuvar as autoridades timorenses no combate à pandemia, integrado no Programa Estratégico de Cooperação com Timor-Leste.