Teve lugar no dia 2 de setembro de 2022, na Sala de Exposições do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a inauguração da exposição "Memórias do Instituto de Higiene e Medicina Tropical revisitadas nas coleções do Museu (1902-2022)", comemorando os 120 anos de atividade deste Instituto.
A exposição, sobre a atividade do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), foca a inauguração da instituição, primeiramente, no edifício da Cordoaria Nacional, passando posteriormente para o novo edifício da Rua da Junqueira. Com esta exposição, o IHMT tem como objetivo dar a conhecer as suas atividades no domínio do ensino e da investigação, assim como as suas campanhas e as missões nas antigas colónias portuguesas.
A ocasião foi marcada pelos discursos de Paula Loureiro, Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Filomeno Fortes, Diretor do IHMT, Sónia Dias, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da UNL, Nuno Neuparth, da Nova Medical School e João Sàágua, Reitor da UNL, seguindo-se uma visita guiada à exposição por Paula Saraiva.
O certame é composto por 21 fotografias, representando a atividade e a missão do IHMT ao longo dos seus 120 anos de atividade.
A exposição, que estará patente até ao dia 22 de setembro de 2022, pode ser visitada na Sala de Exposições do Camões, I.P., nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30, na Av. da Liberdade, 270, em Lisboa. A entrada é livre.