Teve lugar no dia 22 de fevereiro de 2024, na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, a inauguração da exposição “Trolhas de Lisboa | The Box” do artista moçambicano Eduardo Malé.
A cerimónia contou com a presença do artista, Eduardo Malé, do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, e da Presidente do Camões, I.P., Ana Fernandes, além de vários convidados.
O título “Trolhas de Lisboa | The Box” inspira-se na litografia “O Preto Caidor no Rocio, à espera dos fregueses”, de Joaquim Pedro Aragão (1835, Museu de Cidade - CML), extraído do livro “Roteiro Histórico de uma Lisboa Africana, séculos XV-XXI”, da historiadora e investigadora portuguesa Isabel Castro Henriques.
Eduardo Malé, natural de São Tomé e Príncipe, com formação na área das Artes Plásticas, na Escola Superior de Arte e Design, Instituto Politécnico das Caldas da Rainha, tem uma carreira de mais de vinte anos, com claro destaque nas artes santomenses.
.A exposição ficará patente de 23 de fevereiro a 20 de março de 2024, e poderá ser visitada nos dias úteis, das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30, na sede do Camões, I.P., Avenida da Liberdade, 270, em Lisboa.