A Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Fernandes, marcou presença no dia 15 de fevereiro de 2024 no lançamento da consulta pública do Plano Estratégico para a aprendizagem de Português como Língua Estrangeira.
O Camões, I.P. fez parte das entidades que foram envolvidas no desenho deste plano, coordenado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que tem o objetivo de promover a integração das comunidades migrantes em Portugal, nomeadamente no acesso a competências em língua portuguesa.
O Instituto participará na operacionalização deste plano e contribuirá através da identificação das necessidades de aprendizagem de português nos países de origem, da oferta de conteúdos didáctico-pedagógicos em meios digitais, do mapeamento de oportunidades para reforçar o ensino de lingua de portuguesa - para que as comunidades estrangeiras que venham para Portugal possam estar acompanhadas desde a primeira hora.
Ana Fernandes destacou ainda a importância do ensino da língua portuguesa, não só devido à sua relevância cultural, mas também o seu valor enquanto lingua global, com um valor económico associado, e que gera uma procura cada vez maior no estrangeiro.