A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) lançou no dia 12 de outubro de 2023, na Fundação Calouste Gulbenkian, o relatório “Global Perspectives on Triangular Co-operation”, no início dos trabalhos do 7.º Encontro Internacional sobre Cooperação Triangular, que decorre em Lisboa nos dias 12 e 13 de outubro, numa coorganização entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a OCDE.
Este estudo, que resulta de uma parceria entre a OCDE e o Banco Islâmico de Desenvolvimento (IsDB), desenvolve uma análise detalhada sobre a evolução da Cooperação Triangular no período compreendido entre 2016 e 2021 e evidencia a relevância da Cooperação Triangular para a promoção do desenvolvimento sustentável.
O relatório destaca o papel desta modalidade inovadora de Cooperação para o Desenvolvimento na capacidade de reunir diferentes partes interessadas (Stakeholders) dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento em parcerias com impacto, que valorizam a troca de experiências e de conhecimento em benefício mútuo de todos os parceiros envolvidos. Este documento também examina as atuais tendências globais da Cooperação Triangular, destacando o crescimento registado desta modalidade na África Subsaariana e o contributo para a promoção da ação climática e para travar a perda de biodiversidade, com um foco específico nos pequenos estados insulares em desenvolvimento (SIDS, na língua inglesa).
Na sessão de debate, Maria del Pillar Garrido, Diretora do Diretorado de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, destacou o crescimento registado da Cooperação Triangular no período analisado, nomeadamente no campo da “Cooperação Triangular Verde” dado que 40% dos projetos têm como objetivo a proteção do ambiente.
O relatório sinaliza o projeto de cooperação triangular TRICAFE, dinamizado por Portugal através do Camões, I.P., em parceria com o Brasil e Moçambique, que visa promover a cultura sustentável do café no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, contribuindo, simultaneamente, para a adaptação às alterações climáticas e para a conservação da Biodiversidade. Mais informação da OCDE sobre a Cooperação Triangular desenvolvida por Portugal aqui.
Aceda ao relatório “Global Perspectives on Triangular Co-operation” aqui.