No dia 21 de novembro de 2024, das 9h00 às 13h00, o projeto Ilhas e Encantamentos vai realizar a Sessão de Diálogo “Literatura Infantojuvenil no Espaço CPLP”, no âmbito do PROCULTURA, no auditório do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Este evento ocorre na sequência do encerramento do projeto, que teve como objetivo resgatar a riqueza e o poder criativo do património cultural em países como Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Aberto à participação do público, este encontro visa a partilha de experiências e o balanço final do projeto, com testemunhos dos parceiros, uma reflexão acerca da área da literatura Infantojuvenil, a promoção dos 12 títulos das coleções, e conta ainda com vários workshops e ateliers.
Nesta evento estarão também reunidos atores chave dos setores públicos, de economia social e privado, de instituições de ensino superior, de organizações da sociedade civil e representantes das entidades financiadoras.
Conheça o programa aqui.
Implementado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) em estreita parceria com organizações detentoras de experiência no terreno e no setor em cada um destes territórios – Associação Sphaera Mundi de Cabo Verde; Cooperativa Artissal na Guiné-Bissau; Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique; Casa da Cultura de São Tomé e Príncipe e Instituto Marquês de Valle Flôr –, o projeto “Ilhas e Encantamentos” produziu 12 títulos (3 em cada território), tendo por base o património local; dinamizou em cada um dos territórios envolvidos, uma “Casas dos Contos / Hub das Artes”, como exemplo prático de indústria criativa, com disseminação de livros, audiolivros, teatro de fantoches ou instrumentos musicais, com o cruzamento de dinâmicas criativas como o teatro, a música e o artesanato; e desenvolveu kits pedagógicos de apoio a dinâmicas do livro e da leitura.
A criação dos materiais e ações anteriores permitiram revitalizar o património e o saber fazer, criativo e cultural, condutores de novas formas de rendimento para as respetivas comunidades locais, contribuindo para a criação de emprego sustentável através da produção. Além disto, incentivou-se a publicação e divulgação/comercialização de literatura para a infância e juventude e promovendo a edição de literatura infantojuvenil de base territorial. Foi ainda possível alavancar a valorização patrimonial dos elementos distintivos de cada país, mobilizáveis nas temáticas a privilegiar em cada um dos títulos e estimular os hábitos de leitura em idade precoce, através da utilização da literatura como recurso à aprendizagem.
Todo o trabalho no terreno tem subjacente um conjunto de ações de capacitação das comunidades e de valorização do património local, enquanto fomenta a criação de sinergias entre entidades/pessoas de referência com vista à sustentabilidade das ações do PROCULTURA.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.