No âmbito do projeto SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security), decorre até ao dia 30 de novembro de 2023, na Marinha Portuguesa e na Autoridade Marítima Nacional, uma ação de formação de formadores que conta com a participação de 36 formandos provenientes de 12 Estados costeiros da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), tendo decorrido, no dia 6 de novembro, a cerimónia que celebrou o final do módulo “Inspeções da Atividade de Pesca”, frequentado por 12 dos formandos.
O módulo agora concluído visou dotar os formandos com as competências e conhecimentos essenciais à execução de ações de fiscalização da pesca.
A habilitação do curso no qual este módulo se insere irá permitir aos formandos adquirir os conhecimentos e qualificações para que possam eles próprios replicar e dar continuidade à formação nos respetivos países.
A cerimónia foi presidida pelo Superintendente do Pessoal da Marinha portuguesa, vice-almirante Aníbal Soares Ribeiro, e contou com a presença de diversas entidades, nomeadamente da Subdiretora-geral de Política da Defesa Nacional, brigadeiro-general Ana Baltazar.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente de resposta operacional é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.