No dia 9 de novembro de 2023, a Presidente do Conselho Diretivo do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Fernandes, e o Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Major-general Lemos Pires, acompanhados pelo Coordenador-geral da Unidade de Implementação do Camões, I.P. para o projeto, Comodoro Cortes Lopes, visitaram as instalações da Direção de Faróis, em Paço de Arcos, no âmbito do módulo de formação em Operação e Manutenção de embarcações de fiscalização do tipo semirrígida, que decorre no Núcleo de Formação Náutica da Escola de Autoridade Marítima, tendo tido oportunidade de testemunhar a forma como decorre a formação e de cumprimentar os alunos.
Tendo como objetivo dotar os formandos com competências específicas para a operação segura e eficiente de embarcações de fiscalização do tipo semirrígida em diversos tipos de missões, o curso compreende formação em técnicas de formação, em ações de busca e salvamento marítimo, na operação e manutenção daquele tipo de embarcações e na realização de ações de fiscalização da pesca e de combate à criminalidade marítima, incluído a recolha, tratamento e preservação de provas forenses. A habilitação no curso irá permitir aos formandos adquirir os conhecimentos e qualificações necessários para que possam eles próprios replicar e dar continuidade à formação nos respetivos países.
O curso de formadores, que teve início a 18 de setembro e decorre até 30 de novembro de 2023, nas escolas de formação da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, conta com a participação de 36 formandos de 12 países costeiros da região do Golfo da Guiné beneficiários do Programa (Benim, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné (Conacri), Libéria, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo).
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente de resposta operacional é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.