O prazo para a apresentação de candidaturas ao Prémio de Jornalismo Luso-Alemão termina a 15 de abril de 2021. Até essa data, podem ser submetidos artigos sobre Portugal publicados em órgãos de comunicação social da Alemanha, bem como textos divulgados em órgãos de comunicação social portugueses sobre a Alemanha, entre 15 de abril de 2020 e 15 de abril de 2021. As condições de participação podem ser consultadas aqui.
O novo Prémio de Jornalismo Luso-Alemão foi lançado no passado dia 16 de setembro em Lisboa, coincidindo com as duas Presidências do Conselho da UE - a alemã, que se iniciou em julho de 2020, e a portuguesa, que começou em janeiro de 2021. Este projeto pretende contribuir para a divulgação e o conhecimento mútuo entre os dois países, fortalecer a relação bilateral e promover a importância do jornalismo independente e profissional, uma das bases das nossas democracias.
Em cada país, serão atribuídos prémios no valor de 2.000, 1.000 e 500 Euros, bem como, na primeira e segunda categorias, uma viagem para duas pessoas à Alemanha ou a Portugal.
A seleção dos artigos será realizada por dois júris independentes, constituídos por cinco personalidades do meio jornalístico de cada país. O júri alemão é composto por Cerstin Gammelin (Süddeutsche Zeitung), Heike Göbel (Frankfurter Allgemeine Zeitung), Ariel Hauptmeier (Escola de Reportagem de Reutlingen), Michaela Küfner, (Deutsche Welle) e Norbert Thomma (Tagesspiegel).
O júri português é constituído por Mafalda Anjos, (Visão), Nuno Galopim (Diário de Notícias), Thomas Fischer (correspondente do Neue Züricher Zeitung em Portugal), Luísa Meireles (agência Lusa) e António Perez Metelo (jornalista e comentador de economia).
O Prémio é uma iniciativa da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, em cooperação com o Goethe-Institut Portugal, a Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Central Alemã para o Turismo em Portugal, o Camões Berlim, a Delegação de Turismo de Portugal na Alemanha e é apoiado pela Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa e pela Embaixada de Portugal em Berlim.