27 docentes foram recebidos no dia 22 de junho de 2016 pela Presidente do Camões, I.P., Ana Paula Laborinho, e pelo Vice-Presidente, Gonçalo Teles Gomes, na Sede do Instituto, em Lisboa, no quadro do Projeto Formar Mais – Formação Contínua de Professores (2016-2018).
Estes docentes tinham já participado em ações de formação na Universidade de Aveiro, complementadas por sessões realizadas nas instalações do Camões I.P., a fim de se prepararem para o desempenho das suas funções, como agentes de cooperação, em Timor-Leste, no âmbito do Projeto Formar Mais.
Dos 27 docentes afetos a este Projeto, 11 desempenharão funções na componente do 3.º Ciclo do Ensino Básico e 15 nas diversas disciplinas do Ensino Secundário Geral timorense. A coordenação científico-pedagógica será assegurada por Ana Luísa Oliveira, em articulação com o Coordenador-Geral do Projeto, Raimundo Neto.
O Projeto Formar Mais resulta de uma parceria entre o Ministério da Educação de Timor-Leste, através do INFORDEPE, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, através do Camões, I.P. e a Universidade de Aveiro.
Dando continuidade a anteriores projetos de cooperação na área do ensino, em especial ao Projeto de Formação Inicial e Contínua de Professores (PFICP), concluído em dezembro de 2014, o Projeto Formar Mais tem como objetivo a consolidação do sistema educativo de Timor-Leste através do apoio ao setor da formação académica e profissional do pessoal docente e de profissionais do sistema educativo.
Prevê-se que os docentes iniciem funções em Timor-Leste já no início do mês de julho.