No dia 27 de outubro de 2023 foi realizado o lançamento oficial do Plano de Ação do Jumuiya Ya Kaunti za Pwani - Turismo e Património Cultural da Costa do Quénia 2030. A cerimónia, que contou com cerca de 100 participantes, teve lugar no centro de conferência Forodhani, em Mombaça, no Quénia.
O Plano de Ação é um instrumento pioneiro, desenvolvido com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em colaboração com o Secretariado Jumuiya Ya Kaunti Za Pwani (JKP), entidade queniana que representa os seis condados beneficiários da componente Turismo e Património Cultural do projeto da União Europeia Go Blue.
O principal objetivo do Plano de Ação é fornecer orientação para o desenvolvimento, gestão, marketing e promoção da rica diversidade de turismo e património cultural do bloco económico regional da zona beneficiária da intervenção. Adicionalmente, o plano tem como objetivos específicos a criação de oportunidades de rendimento e emprego inclusivos, especialmente para indivíduos em situação vulnerável e pequenas e médias empresas (PME), integrando ao mesmo tempo estes grupos na cadeia de valor do turismo. Para tal, o plano enfatiza a adesão estrita a sete princípios fundamentais: Diversidade, Inclusão, Equidade, Pluralidade, Ética, Sustentabilidade e Turismo Responsável.
O principal convidado desta importante ocasião foi o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André, que reconheceu a componente Turismo e Património Cultural do projeto Go Blue por criar oportunidades de emprego especificamente para mulheres e jovens, tendo acrescentado que o governo de Portugal está aberto a trabalhar com os governos costeiros do Quénia para o benefício das suas comunidades.
O evento contou também com a presença do Governador do Condado de Lamu, do Membro do Comité Executivo do Condado de Mombasa e representantes oficiais de outros condados, intervenientes dos setores privados e organizações da sociedade civil com intervenções relacionadas com Turismo e do Património Cultural.
“Congratulo toda a equipa por este grande marco alcançado para benefício da região costeira.”, referiu o governador de Lamu, Sua Excelência Issa Timamy, tendo acrescentado que o Plano de Ação é muito detalhado e alicerçado numa sólida pesquisa. “É agora um desafio para os condados apropriação deste instrumento e garantir a sua implementação em alinhamento com as respetivas recomendações”.
O lançamento do Plano de Ação marcou o culminar de um processo de dez meses, iniciado com o primeiro workshop que mobilizou diferentes atores representantes das partes interessadas, realizado em janeiro de 2023, em Mombaça. O desenvolvimento da redação do plano foi conduzido através de uma abordagem participativa, inclusiva e holística, como parte da metodologia de governação integrada, conduzida pelo parceiro de implementação da Ação, Instituto Padre António Vieira (IPAV), em colaboração técnica com o Instituto Politécnico de Portalegre e da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria.
“Em alinhamento com o Plano Jumuiya 2030, o Plano de Ação do Jumuiya Ya Kaunti za Pwani - Turismo e Património Cultural da Costa do Quénia 2030 é uma ferramenta prática para dirigir a renovação do setor do turismo da região costeira e orientar o seu crescimento sustentável, concluiu o CEO do Secretariado do JKP, Emmanuel Nzai.
A componente Turismo e Património Cultural do Projeto Go Blue é financiada pela União Europeia e cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P., com o objetivo geral de contribuir para o fortalecimento das cadeias de valor da economia azul inclusivas e sustentáveis nos condados JKP do Quénia: Kilifi, Kwale, Lamu, Mombaça, Taita Taveta, Tana River.
Mais informações sobre o projeto Go Blue aqui.