Projeto Karibu - Integração escolar de deslocados internos em Cabo Delgado

Publicado em sexta-feira, 14 janeiro 2022 15:09

O Projeto “Karibu (Bem-vindos) Integração escolar de deslocados internos em Cabo Delgado”, que decorrerá durante 2 anos no Bairro de Mahate em Pemba, Moçambique, completou, no mês de dezembro de 2021, a sua primeira fase que corresponde ao primeiro ano de implementação.

 

Este projeto é desenvolvido pela ONGD Helpo em parceria com a Fundação Wiwanana e a Missão São Carlos Lwanga de Mahate, cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Com o desafio de dar resposta a três vezes mais beneficiários do que era expectável, o Projeto Karibu contribuiu para uma mudança significativa nas duas Escolas Primárias e na instituição de ensino pré-escolar Escolinha Comunitária São Carlos Lwanga, localizadas no bairro de Mahate.

O Projeto Karibu apoiou diretamente 565 crianças deslocadas internas com material escolar, roupa, uniforme escolar e alimentação, e indiretamente mais de 4500 crianças através das diversas intervenções e atividades realizadas nas instituições de ensino do bairro.

De destacar a distribuição de cestas básicas para todas as raparigas da sétima classe (554 raparigas), a distribuição de 45 bicicletas para os melhores alunos da sétima classe, com o intuito de prosseguirem o ensino secundário na escola mais próxima do bairro (dista cerca de 5km), a resolução de documentação (Certidão de Nascimento e BI) para 263 crianças deslocadas internas e a construção de um bloco de três salas de aula em cada uma das duas escolas primárias, como forma de aliviar a pressão do grande número de novos alunos.

No ano de 2022, a segunda fase do projeto, pretende-se dar continuidade à reintegração escolar das crianças deslocadas internas nas escolas de Mahate e fazer com que a escola seja um lugar de acolhimento e inclusão.