A Cooperação Portuguesa tem vindo a apoiar, desde 2013, a área da oncologia em Moçambique.
A intervenção é implementada e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian e conta com o cofinanciamento do Camões, I.P., da Fundação Millennium BCP e do Millennium BIM e com a participação de várias unidades Hospitalares portuguesas.
Recentemente, foi publicado um artigo científico que faz o primeiro retrato epidemiológico do cancro colo rectal e anal em Moçambique. Este retrato só foi possível devido ao apoio continuado da Cooperação Portuguesa na consolidação dos registos e criação do registo oncológico hospitalar de Maputo.
Um dos co-autores deste artigo científico, Carlos Selemane, estagiou em Portugal, durante um ano, no âmbito da intervenção apoiada pela Cooperação Portuguesa, sendo hoje o único cirurgião moçambicano especialista em cirurgia coloretal.
O acesso à publicação poderá ser realizado através do seguinte link: https://ecancer.org/en/journal/article/1205-demographic-clinical-and-pathological-characterisation-of-patients-with-colorectal-and-anal-cancer-followed-between-2013-and-2016-at-maputo-central-hospital-mozambique
Créditos da foto: Márcia Lessa