Projeto PAISE-STP é exemplo de Cooperação Internacional e de Formação de Professores

Publicado em quarta-feira, 14 abril 2021 10:26

O Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) é referido como exemplo de cooperação internacional e formação de professores, no artigo da autoria de Ana Isabel Andrade, Nilza Costa, Betina Lopes e Leonor Santos, publicado no âmbito do Projeto Direito da Educação. Este artigo propõe-se responder à questão “Como atingir uma melhor formação profissional para a docência pela cooperação internacional?”.

A ideia de que os profissionais de educação, nomeadamente os professores, constituem um dos recursos mais importantes para o sucesso educativo tem sido reforçada em várias publicações académicas, tendo-se revelado também ao nível da política educativa, na Estratégia Continental para a Educação em África (2016 –2025), bem como a meta 4.c do Plano de Ação da UNESCO desenvolvido no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas onde se prevê aumentar substancialmente a oferta de professores qualificados, inclusive através da cooperação internacional.

O Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), financiado pelo Camões, I.P., constitui-se como um exemplo concreto de conjugação entre as aspirações das agendas políticas a nível internacional e regional, envolvendo instituições de STP (Ministério da Educação e Ensino Superior; Universidade de São Tomé e Príncipe, USTP) e de Portugal (Associação Marquês de Valle Flôr, Universidade de Aveiro e Universidade de Évora), todas elas articuladas em torno de um objetivo comum: contribuir para a qualificação de professores santomenses através da sua formação.

De acordo com os dados de 2019, São Tomé e Príncipe é o segundo menor país do Continente Africano que se encontra na posição 135/189 no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas. Entre 1990 e 2019, o IDH aumentou 38,3%, reflexo das melhorias significativas alcançadas nos últimos anos, incluindo ao nível da educação. Por exemplo, no que respeita ao ensino secundário (7.ª a 12.ª classes), a taxa de escolarização em 2016/2017 foi de 89,9%, o que representa uma cobertura quase duas vezes superior à observada na maioria dos países africanos. Este aumento requer, entre outras medidas, o reforço das estratégias de formação de educadores e professores.

Um dos objetivos a que se propõe o PAISE é contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma específica, incrementar as competências e a qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário.

Para aceder ao artigo mencionado no texto, por favor, clique em: https://projetoeducacao.cedis.fd.unl.pt/2021/04/06/cooperacao-internacional-e-formacao-de-professores/