Decorre, de 25 de junho a 25 de julho de 2022, a IX Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe com o tema “À (re)descoberta de Nós, e dos povos de língua portuguesa. Da história ao património comum, das utopias ao futuro”.
Inserida no projeto PROCULTURA “Entreposto das Artes”, a Bienal terá também a participação do polo artístico “CACAU Laboratório de Criação”. Este evento conta ainda com o apoio da Direção Geral de Artes de Portugal, entre outros parceiros.
O evento foi inaugurado pelo Presidente da República santomense, Carlos Manuel Vila Nova, numa cerimónia de abertura que foi também marcada por uma apresentação de Tchiloli (forma de teatro, música e dança), e pela apresentação da peça “O riso dos Necrófagos”, pelo Teatro Griot.
Durante o mês de julho de 2022 terão lugar vários eventos, com a participação de artistas locais e internacionais nas áreas do teatro, dança, música, entre outros.
O PROCULTURA é uma ação do Programa PALOP-TL UE, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo a promoção do emprego nas atividades geradoras de rendimento no setor cultural nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e em Timor-Leste.
Acompanhe o programa da IX Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe aqui.