No âmbito do projeto da União Europeia PROCULTURA, foram selecionados 13 artistas que irão realizar residências artísticas nas áreas da música e artes cénicas no Brasil, Dinamarca, França, Espanha e Portugal.
Entre 2019 e 2022, o PROCULTURA disponibilizou 63 bolsas de viagem para residências artísticas internacionais nas áreas da música e das artes cénicas (teatro, dança, artes circenses, ópera e canto), através de quatro concursos lançados em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, para cidadãos residentes nos PALOP e Timor-Leste.
O objetivo da atividade é apoiar o desenvolvimento do trabalho dos artistas nos PALOP e Timor-Leste em diálogo com outros contextos de criação contemporânea, incentivando o seu reconhecimento e a sua circulação internacional.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.
Saiba mais aqui.
Foto: “Moment”, obra apresentada no V Encontro Internacional Living Arts Africa Moment'21, resultado da residência artística realizada pela dançarina e coreógrafa Rosy Timas, com o apoio de uma bolsa PROCULTURA (Barcelona ,2021) © Africa Moment e Fundação Calouste Gulbenkian