No dia 31 de agosto de 2023, no âmbito do projeto Go Blue | Componente Turismo e Património Cultural, 41 representantes das entidades quenianas subvencionadas pela União Europeia e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., reuniram-se para um evento de benchmarking no Crab Shack Dabaso, uma entidade local que atua no setor do Turismo, em Watamu, município de Kilifi, na zona costeira do Quénia.
O projeto Go Blue | Componente Turismo e Património Cultural tem como objetivo principal promover oportunidades de emprego inclusivo nos sectores do Turismo e Património Cultural no Quénia, mais concretamente na zona costeira constituída pelos seis municípios que integram o bloco económico Jumuiya ya Kaunti za Pwani.
Neste primeiro evento de benchmarking, com a duração de um dia, representantes de 15 entidades financiadas pelo projeto reuniram-se para trocar conhecimentos, partilhar lições aprendidas e refletir sobre as suas experiências únicas de projeto. As sessões de benchmarking realizadas no âmbito do projeto Go Blue | Componente Turismo e Património Cultural são cuidadosamente concebidas para facilitar a partilha de boas práticas nos domínios da sustentabilidade, identificação de potenciais vias de colaboração, solicitar apoio por parte da equipa de assistência ao projeto e recolher sugestões destinadas a melhorar os resultados do projeto. Adicionalmente, as sessões de benchmarking desempenham um papel fundamental na definição de recomendações para o desenvolvimento do Plano de Ação do Turismo e Património Cultural para a costa queniana, cuja elaboração conta também com o apoio do projeto Go Blue.
O programa Go Blue Kenya é uma parceria entre a União Europeia e o Governo do Quénia, com a missão de avançar o desenvolvimento da Agenda da Economia Azul através do desenvolvimento costeiro. Este programa resulta da colaboração de diversos estados membros da UE e de agências multilaterais das Nações Unidas em estreita cooperação com os governos dos municípios de Kilifi, Kwale, Lamu, Mombasa, Taita Taveta e Tana River.
A componente Turismo e Património Cultural do Programa Go Blue é cofinanciada e implementada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., com o objetivo global de contribuir para o fortalecimento das cadeias de valor destes sectores no Quénia, promovendo a inclusão e a sustentabilidade.
Mais informação sobre o projeto Go Blue em https://www.goblue.co.ke/.