No dia 26 de agosto de 2023, a Embaixadora de Portugal no Quénia, Ana Filomena Rocha, visitou Mathare, o segundo maior assentamento informal daquele país.
A visita teve como objetivo marcar o início do projeto de recuperação do rio de Mathare e de desenvolvimento de um espaço comunitário naquele espaço.
O projeto, um exercício colaborativo entre o Rotary Club of Muthaiga North, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) e a associação jovem Youth and Urbanism, está a ser apoiado ao abrigo da primeira edição do Fundo de Pequenos Projetos no Quénia.
Durante a visita, a Embaixadora Ana Filomena Rocha entregou, a título simbólico, material necessário ao projeto e foi plantada a primeira árvore assinalando-se, dessa forma, o início da recuperação desta área ribeirinha.
Numa curta intervenção, a Embaixadora Ana Filomena Rocha elogiou o papel das mulheres e raparigas no processo, bem como o esforço conjunto da comunidade para atingir um objetivo comum. A Embaixadora de Portugal pôde ainda interagir com diversas associações locais de jovens e com a empresa social Motobrix.
O Fundo de Pequenos Projetos junto da Embaixada de Portugal em Nairobi, à semelhança do que sucede com outros 13 Fundos em outros 13 países, incluindo nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e em Timor-Leste, visa apoiar pequenas intervenções de organizações da sociedade civil em cada país, para minimizar as respetivas necessidades nos domínios da educação e saúde.
Os 14 Fundos existentes beneficiam do financiamento e do apoio operacional do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.