O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua apoia a 3.ª edição da “Quinzena dos Direitos” na Guiné-Bissau, programa de atividades culturais e de cidadania que celebra o aniversário da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Quinzena dos Direitos é organizada pelo consórcio Casa dos Direitos (ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos, AMIC - Associação dos Amigos da Criança, LGDH – Liga Guineense dos Direitos Humanos, RENAJ – Rede Nacional das Associações Juvenis, RENARC – Rede Nacional das Rádios Comunitárias, RENLUV - Rede Nacional de Luta Contra a Violência do Género e Tiniguena - Esta Terra é Nossa!), em parceria com mais de 30 organizações nacionais e internacionais.
Este programa pretende difundir o conhecimento sobre direitos e acesso a direitos pela população, debater o estado de realização efetiva desses direitos, problemas a resolver e boas práticas a valorizar, favorecer a colaboração entre a sociedade civil e o Estado para melhorar continuamente a harmonia social.
Este ano aborda o direito à inclusão – integração de quem é diferente, acesso à saúde, educação e a bens culturais – e o direito à igualdade de oportunidades, sem esquecer a proteção social.
O realizador Flora Gomes colabora no programa deste ano com uma curta-metragem sobre o tema dos direitos na Guiné-Bissau, que foi apresentada por ocasião da entrega do prémio “Jornalismo e Direitos Humanos”, no dia 11 de dezembro.