Rede de Residências PALOP Dança

Publicado em terça-feira, 16 julho 2024 16:37

Até ao dia 31 de julho de 2024 decorre o período de candidaturas para um workshop-audição em Lisboa, coordenado por Panaibra Canda, em que será selecionada uma pessoa proveniente de Portugal para participar na Rede de Residências PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

O alargamento da Rede de Residências PALOP ao território nacional acontece por iniciativa dos Estúdios Victor Córdon, e pretende promover a circulação e criação conjunta entre artistas de países africanos de língua oficial portuguesa e artistas de Portugal.

A iniciativa nasce de um convite lançado pelos Estúdios Victor Córdon à CulturArte para a ampliação do projeto RIR PALOP – Rede Internacional de Residências, implementado há vários anos por aquela instituição, e da necessidade dos Estúdios Victor Córdon darem continuidade ao fluxo de artistas participantes no programa Itinerários, realizado em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., através do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A estas três instituições juntaram-se entidades parceiras que partilham objetivos de programação, a saber, Teatro Viriato (Viseu), CRL - Central Elétrica/Circolando (Porto), e A Oficina/Centro Cultural Vila Flor (Guimarães).

O(a) artista escolhido(a) no workshop-audição juntar-se-á aos(às) quatro participantes previamente escolhidos(as) por Panaibra Canda, provenientes de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde. No total, serão cinco os artistas participantes na residência.

Ao longo de cinco semanas, estes(as) artistas irão desenvolver trabalho colaborativo de criação nas residências artísticas programadas para Lisboa, Viseu, Porto e Guimarães. Paralelamente à criação, serão também promovidas mostras de resultados, conversas, workshops de danças dos países de proveniência dos(as) artistas convidados(as), formações na área técnica, de produção e comunicação, e interações com artistas locais.

O programa, que decorre de 23 de setembro a 30 de outubro 2024, termina em Maputo com a apresentação pública do trabalho realizado ao longo das residências.

O período de candidaturas decorre de 10 e 31 de julho e o workshop-audição terá lugar em Lisboa, de 23 a 28 de setembro.

Mais informações, programa e candidaturas aqui.

Esta iniciativa tem o apoio da Direção-Geral das Artes.