Os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, na língua inglesa) constituem uma área prioritária da Estratégia da Cooperação Portuguesa (ECP 2030).
Tendo presente esse desiderato, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. participa, em representação de Portugal, na task-force constituída entre a Aliança dos Pequenos Estados Insulares (AOSIS, na língua inglesa) e o Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com o propósito do estabelecimento de uma nova parceria, a ser apresentada em 2014, aquando da Conferência Internacional das Nações Unidas sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS4).
De 2 a 4 de outubro de 2023, o Camões, I.P. participou no “Retiro de Trabalho” de Wilton Park, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido (FCDO, na língua inglesa), que reuniu os peritos da task-force durante três dias, onde, juntamente com peritos convidados, foi discutida a operacionalização das áreas prioritárias para a futura Parceria. A task-force integra representantes de Antígua e Barbuda, Maldivas, Maurícia, Palau, Samoa e Santa Lúcia do AOSIS e dos seguintes membros do CAD: Canadá, Dinamarca, EUA, Nova Zelândia, Portugal e Reino Unido.
A promoção da Economia Azul, a capacitação na produção e análise de informação estatística e a assistência técnica aos SIDS, com destaque para a Cooperação Triangular, foram aspetos valorizados por Portugal no contexto da preparação da futura parceria AOSIS-CAD/OCDE.