O Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, participou no dia 28 de fevereiro de 2020, em Oxford, nas cerimónias de comemoração do 50.º aniversário da criação da sub-faculdade de Espanhol e Português.
A deslocação de Luís Faro Ramos ao Reino Unido visou mostrar que o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. vai "continuar a apoiar a cátedra e a investigação nos estudos de língua" e a investigação académica não só sobre Portugal e as relações com o Reino Unido, mas sobre os outros países da lusofonia.
O Camões, I.P. apoia os estudos portugueses na universidade de Oxford desde os anos 30 do século passado, tendo ali sido criada a cátedra D. João II em 1996. A cátedra foi dirigida por Thomas Earle até este se jubilar em 2013, e desde então é dirigida por Phillip Rothwell.
A celebração do 50.º aniversário consistiu em palestras de antigos e atuais docentes e alunos dos departamentos de português e de espanhol, uma exposição e uma sessão de poesia com Ana Luísa Amaral e o espanhol Luis García Montero.
O Camões, I.P. tem parcerias institucionais com 17 universidades britânicas, financiando cátedras e lugares de docência e Centros de Língua Portuguesa.
No total, estes protocolos abrangem cerca de 70 docentes e mais de 1.400 alunos.
Com Lusa
Outras notícias: