De 13 de junho a 22 de setembro de 2019, mostrando trabalhos que abrangem toda a sua carreira desde a década de 1960, esta será, em 20 anos, a primeira grande retrospetiva do trabalho de Paula Rego, no Reino Unido. A exposição Obedience and Defiance inclui pinturas inéditas e trabalhos em papel da família da artista e amigos íntimos, que refletem a perspetiva de Paula Rego como uma mulher imersa em questões sociais urgentes e assuntos atuais.
A exposição seguirá posteriormente para a Galeria Nacional de Arte Moderna da Escócia, em Edimburgo, e para o Museu Irlandês de Arte Moderna, em Dublin, a primeira retrospetiva da obra de Rego na Escócia e na Irlanda.
A exposição terá um programa complementar de eventos, filmes, performances e concertos com artistas portugueses contemporâneos – 15 concertos e 15 filmes – e é organizado pela The Portuguese Conspiracy, com o apoio do Camões, I.P.
No mesmo contexto das histórias de realidades sociais controversas de Paula Rego, muitas delas influenciadas pela cultura portuguesa, os artistas deste programa representam a vasta gama de sons experimentais do passado e do presente do país, representando a diversidade e riqueza do panorama musical contemporâneo português: brilhante, não-conformista e prenhe de explorações musicais profundamente "cinematográficas".
A abertura será realizada por Lula Pena e João Pais Filipe, a 15 de junho de 2019.
Programa:
15 de junho
Concerto ‘Lula Pena & João Pais Filipe’
29 de junho
Concerto ‘Dullmea’ & Performance ‘Von Calhau’
13 de julho
Concerto ‘Tó Trips and João Doce’
27 de julho
10 de agosto
Concerto Negra Branca + Filho da Mãe
17 de agosto
24 de agosto
Concerto Rafael Toral + BEZBOG
7 de setembro
Concerto Norberto Lobo + Tropa Macaca
Mais informações:
https://www.mkgallery.org/whats-on/paula-rego-obedience-and-defiance/
https://www.mkgallery.org/whats-on/portuguese-conspiracy-presents-lula-pena-jo%C3%A3o-pais-filipe/