Foi assinada a 30 de abril de 2021 a renovação, por três anos, do Protocolo de Cooperação entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P e a Universidade Latina de América (UNLA), de Morélia, México, reforçando assim a cooperação existente para apoio à docência da Língua Portuguesa no Centro de Idiomas da Universidade.
A Declaração de prorrogação foi assinada pelo Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, e pela Reitora da Universidade Latina de América, Mariana Sosa Olmeda. Foram testemunhas o Vogal para a Língua e Cultura do Camões, I.P., João Neves, e o Vice Reitor Académico da UNLA, Jesús Vivanco Rodriguez, e da Coordenadora do Programa de Português e do CLP/Camões da UNLA , Maria Helena Caseiro.
O ensino da língua portuguesa na UNLA, em Morélia, teve início em janeiro de 2016, por iniciativa de Helena Caseiro, docente portuguesa e da Universidade, com a lecionação de cursos livres de português no Centro de idiomas e a criação de um Local de Avaliação de Português Língua Estrangeira.
Desde o início da lecionação que o interesse pela Língua Portuguesa foi muito positivo, tendo sempre bastantes alunos inscritos no Centro de Idiomas. Em 2020/2021, conta com 170 alunos. Para além destes cursos, o português é atualmente também língua de opção curricular em diversas licenciaturas oferecidas pela Universidade.
Em 2020 foi criado um CLP/Camões, que será formalmente inaugurado logo que a situação sanitária o permita.